domingo, 29 de junho de 2008

Final do Euro2008


A grande Vencedora do Euro 2008, a Equipa Espanhola......................Muitos Parabéns!

S. Pedro


Simão era pescador de uma pequena frota de barcos pesqueiros, junto de seus irmãos André, Tiago e João. André encontrou Jesus e comentou com seu irmão sobre o “messias”. Simão quis conhecer Jesus e foi observado por ele. Nele via um homem autoritário, impulsivo, entusiasmado, franco, bondoso e extremamente generoso. Jesus, elegeu-o um de seus escolhidos: "a partir de hoje você vai se chamar Pedro". A partir desse dia, Simão não seria mais pescador de peixes, mas sim de novos homens. Pedro renegou a Jesus por três vezes. Mas também várias vezes professou sua fé. "aonde iremos, senhor, se só tu tens palavras de vida eterna?" "tu é o cristo, o filho do deus vivo". "senhor, tu sabes que te amo". Pedro era o principal apóstolo. Esteve presente nas bodas de Canaã. Foi ele que, em companhia de João foi encarregado de preparar o cenáculo, para a celebração da páscoa.
Quando Jesus foi preso, apenas Pedro e João, o seguiram. Reconhecido, porém, como um dos discípulos, negou que conhecesse Jesus. Chorou muito e se arrependeu, por mais esta negação. Poucos dias antes de sua ascensão, Jesus lhe perguntou: "Pedro, tu me amas?". E após o sim de Pedro, com estas palavras "apascenta meus cordeiros", Jesus o confirmou como líder da igreja e lhe entregou todo o rebanho. No ano de 64 Pedro estava preso condenado a morrer crucificado. Conseguiu convencer seus carrascos a crucifica-lo de cabeça para baixo, porque não se achava digno de ser tratado como seu divino mestre. Dia 29 de junho, antigo dia da festa de Rômulo e Remo, considerados pais de Roma, foi escolhido como o dia para a festa de São Pedro e São Paulo.

terça-feira, 24 de junho de 2008

S. João Baptista


São João Baptista foi o "precursor" de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda.


S. João, mais tarde chamado o Baptista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João.

Ao atingir a maturidade, S. João ncaminhou-se para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência - que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". João Baptista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida.

A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Baptista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direcção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).

Foi S. João quem baptizou Jesus, embora. Mais tarde, S. João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. O corpo de S. João foi enterrado por seus discípulos.

sábado, 21 de junho de 2008

Chegou o Verão!!!!


Mais um verão que nos chega, ate 21 de Setembro. O desejo é que seja um verão quente com muito sol !!!!!!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Adeus Euro 2008


Portugal foi eliminado nos Quartos de Final pela Alemanha. Derrotado por 3 bolas contra 2. Um jogo que ditou o nosso triste fado. Para 2012 há mais.........

sexta-feira, 13 de junho de 2008

120º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa


Não sei quantas almas tenho


Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem achei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,


Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

Sou minha própria paisagem,

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.


Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser.

O que segue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo:"Fui eu?"

Deus sabe, porque o escreveu.


Fernando Pessoa

O meu Rico Santinho, o Santo António


Santo António de Lisboa ou Santo António de Pádua nasceu a 15 de Agosto de 1195 com o nome Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo e falece em Pádua a 13 de Junho de 1231. Regra geral, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias, segundo a doutrina cristã, a morte é a passagem para a verdadeira vida.


Em Portugal o carinho em torno da figura de Santo António é grande e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal na Cidade de Lisboa.


As festas em honra de Santo António começam logo na noite do dia 12. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade, no qual competem os diferentes bairros.


Um grande fogo de artifício costuma encerrar o desfile. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação onde se comem sardinhas assadas, febras, Caldo Verde e se bebe vinho tinto. Ouve-se música e se dança até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama.


Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar, na Sé Patriarcal de Lisboa, o casamento de jovens noivos todos os anos no dia 12 de Junho. São conhecidos por "noivos de Santo António".


No dia 13 organiza-se uma procissão em devoção ao santo António na zona antiga de Lisboa, na qual participam centenas de devotos do Santo António.


Nascido e criado em Lisboa, aos quinze anos entrou para um convento de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e em 1220, impressionado pela pregação de alguns frades que conheceu em Coimbra enquanto estudava no Mosteiro de Santa Cruz, trocou o seu nome por António e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos.


Leccionou ainda teologia em várias universidades europeias, tendo passado os últimos meses da sua vida em Pádua, Itália, onde viria a falecer no bairro de Arcella.


Santo António detém o recorde de canonização da Igreja Católica: foi declarado santo menos de um ano decorrido sobre a sua morte, em 30 de Maio de 1232. É o santo padroeiro da cidade de Pádua.


Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.


Muitas das suas estátuas e imagens representam-no envergando o traje dos frades menores, segurando o Menino Jesus sobre um livro, enquanto outras o mostram a pregar aos peixes (objecto de um sermão do Padre António Vieira, séculos mais tarde).


Para além disso, é ainda considerado padroeiro dos pobres, sendo ainda invocado para ajudar a encontrar objectos perdidos, numa oração conhecida como os responsos (no que é similar a São Longuinho, outro santo católico menos conhecido).


Santo António é considerado como um santo casamenteiro; segundo a lenda, era um excelente conciliador de casais.


Numa outra cerimónia, conhecida como trezena (por ter a duração de treze dias), os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes junto a uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece entre 1 e 13 de Junho - é a famosa festa de Santo António.


Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de Junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo António. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, como garantia de que não faltará comida durante todo o ano. Há quem diga que o pão não mofa, mantendo-se íntegro pelo período de um ano.


Situados no local do seu nascimento, perto da Sé Patriarcal de Lisboa, são o centro da devoção ao santo de Lisboa, em especial no dia que lhe é dedicado, 13 de Junho. O museu contém um importante conjunto de documentos, objectos litúrgicos, gravuras, pinturas, cerâmicas e objectos de devoção que evocam a vida e o culto ao santo.



Padroeiro de Portugal, de Lisboa, de Pádua, dos pobres, das mulheres grávidas, dos casais, das pessoas que desejam encontrar objectos perdidos, dos oprimidos, ..........................

quarta-feira, 11 de junho de 2008

3 a 1 com cheiro de Quartos de Final!


A equipa maravilha somou mais 6 pontos derrotando a Republica Checa por 3 a 1! Golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Quaresma! Agora que venha a Suíça...... Obrigada Selecção por mais uma alegria. Só espero que seja o inicio de boas alegrias :D
Quanto a possível saída de Scolari da Selecção pro Chelsea, só posso dizer que tenho muita pena, a selecção sem ele não será a mesma......Mas um dia iria acontecer!
Força Selecção!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades


"A Portuguesa"

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente e imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!

domingo, 8 de junho de 2008

Equipa Tuga no seu Melhor!


Temos equipa!

Ontem iniciou-se o Euro com os dois primeiros jogos do Grupo A. Foi com grande alegria que por todo o mundo se assistiu ao jogo inaugural de Portugal no Euro. A equipa venceu de forma fantástica com 2 golos de Pepe e de Raul Meireles. No final do jogo a festa foi enorme por todo o lado, por momentos voltamos ao euro2004. Onde houvesse alma Lusa a festa não parava.................... Obrigada Selecção por esta vitória!

Força estamos todos com vocês!

domingo, 1 de junho de 2008

Dia da Criança


Há 28 anos o meu nascimento foi sinal de esperança para a minha família, após 1 ano de luto. Assim como eu foi, foram e são as crianças de hoje e de ontem. Porque não, sermos nós o sinal de esperança para elas?? Dar-lhes um futuro melhor, com mais segurança. Respeita-las, acarinha-las e ama-las é o que deveriam fazer.

Um Feliz dia da Criança a todos os meninos e meninas